Ciência >

Sociologia

• 1246 dias astrás

A Sociologia é um ramo no âmbito filosófico e científico que estuda a organização e o funcionamento das sociedades humanas e das leis fundamentais que regem as relações sociais, instituições, etc. 
 
LEIA MAIS: O anticristo segundo Nietzche

Ela descreve, também, o sistema e faz uma análise de determinados comportamentos sociais. Do segmento das ciências humanas, a sociologia estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que fazem a interligação dos indivíduos e suas associações, grupos ou instituições. Ao passo que o indivíduo, em sua singularidade, é estudado pela psicologia, a sociologia estuda a base teórico-metodológica voltada para fenômenos sociais.

Estes fenômenos ganham explicações e suposições, através da análise dos seres humanos em suas relações interdependentes. Tem, como objetivo, entender as diferentes sociedades e culturas. Como resultado a pesquisa sociológica não visa interesses apenas dos sociólogos - como as próprias pessoas comuns, uma vez que o segmento avalia as áreas do convívio humano, desde relações familiares até organizações de grandes empresas.

A sociologia também visa avaliar o papel da política na sociedade e o comportamento religioso. Pode, também, avaliar diferentes graus de intensidade entre estes segmentos e outras áreas do saber. Apesar de sua extrema importância e de ser financiada pelo Estado, a área da sociologia interessa bem mais a área da sociedade civil organizada (como movimentos sociais, por exemplo).

LEIA MAIS: A filosofia e a justiça

Sociologia
Imagem: reprodução.