Filosofia >

Significado de Filosofia

• 1353 dias astrás

Do grego "amor à sabedoria", a palavra Filosofia consiste em estudar os problemas fundamentais da sociedade e da existência, descobrindo suas razões e soluções através do conhecimento.

LEIA MAIS: Frases de filosofia - Platão

O filósofo é caracterizado por buscar o conhecimento em si mesmo, sem visões pragmáticas, movido apenas pela curiosidade e pelos fundamentos da realidade. Além disso, o desenvolvimento da filosofia como disciplina - a filosofia intrínseca à condição humana - não é considerada um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao seu universo.
 
Diferente da religião, que parte do princípio da crença para justificar as coisas, a filosofia parte das questões humanas. Assim, a filosofia pode ser definida como uma análise racional do significado da existência humana, tanto individual, quanto coletiva. Existem semelhanças entre a filosofia e a ciência, no entanto, a primeira pode ser subdividida em vários ramos. A filosofia abrange, por exemplo, a área da metafísica, da odontologia, da cosmologia, entre outras disciplinas. Seu conhecimento abrange, ainda, a lógica e a epistemologia.
 
Vários filósofos deixaram seu nome associado à filosofia na história mundial, com teorias que são debatidas, aceitas ou condenadas até os dias de hoje. São alguns deles: Aristóteles, Pitágoras, Platão, Sócrates, Descartes, Locke, Kant, Freud, Habermas e muitos outros. Cada um desses filósofos fez suas teorias baseadas nas diversas disciplinas da filosofia, lógica, metafísica, ética, filosofia política, estética e outras.

LEIA MAIS: A Lenda de Hércules

Significado de Filosofia
Imagem:canaldoensino.com.br [reprodução].