História >

Saiba Como É a Sala em que a Internet Nasceu

• 1887 dias astrás

 
A internet atualmente é parte da vida das pessoas, de forma quase absurda, já que é utilizada pelo planeta inteiro em comunicação de redes sociais, para trabalho, sem contar tantas mídias, e apanhado de informação e serviços para tornar mais fácil as atividades cotidianas.
 
É difícil imaginar como seria a sociedade atual em ausência da internet, que é cada vez mais necessária e facilitadora para os indivíduos. É possível graças ao surgimento da mesma, em modo on line, realizar transações bancárias, compras diversas, comunicação fácil entre continentes, partilhar informações pelo planeta, dentre tantas outras possibilidades.
 
A identificação dos momentos de grande relevância pela evolução da gigante rede é desafiador. E a sala em que a internet ganhou vida é local para primeira transmissão entre 2 dispositivos remotos realizada. É pintada na coloração verde e é local que abrigou inicial nó ou nódulo gerado. Trata-se de importante ponto histórico mundial.
 
A localização da sala é em porão da Universidade da Califórnia de Los Angeles, UCLA, denominada sala 3420 Boelter Hall. É o ponto de partida da primeiríssima transmissão de dados realizada através de cabos de telefones.
 
Leonard Kleinrock, cientista de computação do Centro Kleinrock para Estudos sobre Internet afirmou, “em quantas revoluções você pode pensar ao olhar para este recinto! Onde tudo começou? Esta é a máquina que deu o primeiro sopro de vida à internet, que a fez dizer suas primeiras palavras”; muito impressionante!
 
Na data 29 de outubro de 1969, os iniciais 2 nódulos do aparelho Interface Message Processor (IMP) receberam instalação. O primeiro possuía função de envio da mensagem “LOGIN” através de cabos, e permaneceu cravado justamente na sala 3420 Boelter Hall, UCLA. E a próxima unidade do IMP recebeu instalação em Instituto de Pesquisas Stanford.
 
Porém, a internet, semelhante à criança pequena, somente balbuciou a palavra, que é só a sílaba “LO”, que chegou de forma apropriada ao segundo nó, em Stanford. Mas, uma hora mais tarde, os iniciais passos foram realizados, pois a mensagem “LOGIN” chegou e inteira ao seu inicial destino.
 
E a grande realização da primeira transmissão de dados feita com cabos, tornou possível que em dezembro de 1969, mais 4 nós recebessem instalação pelos Estados Unidos.
 
IMPs passaram a existir em UCLA, em Instituto de Pesquisas Stanford, em Universidade de Utah, como na Universidade da Califórnia. E em 1975, 57 IMPs já integravam a rede. Os 213 nódulos permaneciam em terras norte-americanas, no ano 1981.

Filosofia | Saiba Como É a Sala em que a Internet Nasceu

Leia também 5 Coisas Inventadas Graças ao Marketing, e 3 Crianças Gênios e Suas Grandes Descobertas.