História >

Qual o conceito de lenda na filosofia?

• 1370 dias astrás

Baseada em quatro teorias que tentam desvendar respostas, como a teoria bíblica, com origem nas escrituras, a lenda existe há milhares de anos. Tão história quanto a mitologia e tendo origem nesta última, é alegórica e prega que todos os mitos são simbólicos, contendo uma verdade apenas moral ou filosófica.

LEIA MAIS: Filosofia econômica

Na física, por exemplo, a lenda é considerada a partir dos quatro elementos: água, ar, fogo e terra. Elas também são caracterizadas como narrativas, transmitida oralmente pelas pessoas, que podem explicitar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Estes acontecimentos podem misturar fatos reais, imaginários ou fantasiosos - que podem se modificar de acordo com a crença e o conto popular.

A lenda que se torna conhecida é registrada na linguagem escrita e passada através das gerações. A palavra "lenda" é originária do latim e significa “aquilo que deve ser lido”. Inicialmente, as lendas se restringiam em história de santos, mas estes conceitos se transformaram em históriassobre a cultura de um povo e de suas tradições.

As lendas têm o intuito de fornecer uma explicação para tudo - até para coisas que não têm explicação científica comprovada, por exemplo, como os acontecimentos sobrenaturais. Ela também pode ser explicada como uma degeneração do mito. Por ser repassada oralmente de geração em geração, e sofrer alteração com o passar do tempo sendo alteradas, acaba sendo aumentada ou reduzida e fica, consequentemente, afastada da verdade.

LEIA MAIS: O que é mito?

Qual o conceito de lenda na filosofia?
Imagem: reprodução.