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Positivismo Lógico (3)

• 2046 dias astrás

Continuação de Positivismo Lógico (2)

Existe alguma maneira possível pela qual podemos verificar a declaração, mesmo em princípio, que "Deus existe nos céus"? Não, não há. Portanto, a declaração é insignificante. As implicações são, é claro, desastrosas para a filosofia tradicional. Isto porque as proposições da ética, metafísica e teologia não são verificáveis através de experimentos, portanto, estas são ou trivialmente analíticas, ou absurdas. E assim, os positivistas lógicos afirmam “o objetivo da filosofia é a de não fazer declarações sobre a natureza da realidade, que é o objetivo da ciência”. O objetivo da filosofia é analisar um problema, e mostrar que este nem pertence a lógica e a matemática, ou que pertence à ciência, ou é completamente insignificante.

 O maior problema enfrentado pelo positivismo lógico é a impossibilidade de explicar o critério de verificação, sendo fundamental para este positivismo traçar uma linha com precisão suficiente para descrever exatamente onde termina a ciência e a metafísica começa. Houve tentativas falhas na tentativa de traçar a linha no 'lugar certo'. Então, o analista lógico W. Van O Quine mostrou que a distinção entre proposições analíticas e sintéticas não é mais válida e que esta distinção é mais uma convenção do que uma divisão intrínseca entre as proposições. Garth Kemerling escreve: "Quine argumentou que nenhuma distinção estrita pode ser mantida, uma vez que a analiticidade de qualquer proposição pode ser negada, com revisões adequadas de todo o sistema de linguagem em que se expressa". Devido a estas razões, o positivismo lógico perdeu a sua influência na década de 1960, quando a falseabilidade de Karl Popper tomou o seu lugar na demarcação do que vem a ser ciência ou não.

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Por: Caio Mariani | www.afilosofia.com.br | caio@afilosofia.com.br | Imagem: louisbonapartesociety.nl

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