História >

O que é mito?

• 1516 dias astrás

Tema conhecido pelo âmbito da história e da filosofia, o mito é uma narrativa utilizada pelo povo grego, originário da antiguidade, que consiste em explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, origem do mundo e do homem e compreendê-los.

LEIA MAIS: Filosofia pré-socrática

Simbologia é uma das ferramentas usada pelo mito, assim como personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Estes componentes se misturam aos fatos reais, às características humanas e às pessoas que realmente existiram - para serem explicados de uma maneira figurada, por assim dizer.

Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar, também, alguns fatos que a ciência não conseguiu explicar. Estes fatos podem ser explicitados através de rituais e cerimônias, danças, sacrifícios e orações. Um mito também implica na função de manifestar algo de maneira mais forte ou de explicar temas desconhecidos - e ,assim, tornar o mundo menos estranho pela visão do homem.

A mitologia é, portanto, o estudo do mito, de suas origens e de seus significados, de uma maneira abrangente. Os mitos mais conhecidos - grande parte deles - fazem parte da mitologia grega, super conhecida ao longo da história. Ela exprime a maneira de pensar, conhecer e falar sobre a cultura grega. Da mitologia grega fazem parte, por exemplo, o Olimpo, os Titãs, Hércules, entre outras figuras mitológicas - como o minotauro e o centauro.

LEIA MAIS: Filosofia econômica

O que é mito?
Imagem: novahelade.com [reprodução].