Filosofia >

O bom e o mau caráter no âmbito da filosofia

• 1044 dias astrás

O caráter de um indivíduo é indicado por seu modo de ser, suas características próprias e seu temperamento. É um traço importantíssmo da personalidade, que diz respeito à maneira usual de cada um agir. Este grupo de atributos, que podem ser bons ou ruins, compõem o comportamento e os valores morais das pessoas, que são resultantes de um processo evolutivo do sujeito.

Isto engloba o convívio familiar, escolar, social como um todo. As qualidades e os defeitos de uma pessoa são inerentes ao nosso carater.

LEIA MAIS: Princípios da Filosofia
 
Os pensamentos de um indivíduo convivem com a mente do homem sem máscaras, nem disfarces. São os pensamentos verdadeiros que resumem o ser e, assim, definem seu caráter. Os aspectos positivos que compõem o pensamento são conquistas que podem ser lentas e graduais. Assim como o conhecimento de nosso potencial e de nossas fraquezas, tudo contribui para a edificação do ccaráter, que também envolve a transformação dos pensamentos - ou seja, a depuração dos mesmos.

Acredita-se, no âmbito da filosofia, que as "sombras" que habitam a alma do homem foram, em algum momento, semeadas por ele próprio, através de criações mentais. O indivíduo, de acordo com esta linha de raciocínio, é uma construção de si mesmo. O homem é capaz de criar seu próprio eu, em sua intimidade e através de seus pensamentos. Os graus de caráter encontram-se, por sua vez, entre o ser quase perfeito, os seres instintivos e os seres próximos à animalidade.
 
Apesar de o ambiente em que o indivíduo viva seja bem relevante na formação do caráter, é o homem que traz em si mesmo os traços de sua personalidade desde o momento de seu nascimento. É ele quem pertence ao seu próprio espírito, seus padrões educativos que interferem nas escolhas do sujeito. Caráter é algo que não se aprende, mas que simplesmente se obtém. A educação e a cultura podem assessorar o indivíduo e em suas tomadas de decisão, mas ambas sofrem mutações ao longo do tempo; enquanto o caráter, em última instância, é o diferencial no momento crucial de uma escolha.

LEIA MAIS: Frases de filosofia - René Descartes

O bom e o mau caráter no âmbito da filosofia
Imagem: reprodução.