Filosofia >

Mito

• 1535 dias astrás

O mito, do grego "mithós", é uma narrativa de caráter simbólico e imagético, que está relacionada a uma dada cultura. Procura explicar e/ou demonstrar, através de ações ou modos de ser das personagens, a origem das coisas - entre elas, o mundo, os homens, os animais, as doenças, os objetos, entre outros.

LEIA MAIS: Frases de filosofia

Todas as coisas consideradas "fantasiosas" ou que não se explicam pela lógica podem ser consideradas um mito. E neste mito as pessoas podem acreditar ou não. A ele está associado o rito: este, por sua vez, é uma maneira de colocar em prática o mito na vida do homem - através de cerimônias, por exemplo, de danças, de orações e até de sacrifícios.

O termo "mito" é, em alguns casos, usado de maneira pejorativa - para se referir a algumas crenças comuns, consideradas sem fundamento ou objetivo científico - e são encaradas apenas como histórias de um universo inventado por comunidades.

Alguns acontecimentos históricos podem vir a se transformar em lendas, se estes adquirem determinada carga simbólica para certa cultura. Mas às vezes são, erroneamente, chamadas de mito. Na maioria dos casos, o termo se refere a relatos de civilizações antigas - mas vale ressaltar que várias comunidades contemporâneas se valem de mitos que, quando organizados juntamente, constituem uma mitologia.

Entre alguns exemplos, estão a mitologia grega e a romana.

LEIA MAIS: O mundo da filosofia

mito
Imagem: portalcostanorte.meionorte.com [reprodução].