Filosofia >

Filosofia Significado

• 1563 dias astrás

Do grego "amor à sabedoria", o léxico Filosofia consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados a temas como a existência, o conhecimento, a verdade, os valores [morais e estéticos], a mente e a linguagem. Define-se por filósofo o indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo sem uma visão pragmática; ele é movido pela curiosidade e pelos fundamentos da realidade.

LEIA MAIS: A filosofia de Rousseau

Independente do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, ela é algo intrínseco à condição humana. Não é definida única e exclusivamente por um conhecimento, mas por uma atitude natural do hmem em relação ao seu próprio universo. Diferentemente da religião, a filosofia foca nas questões da existência humana baseada na razão e não em revelações divinas ou na fé. Desta forma, seu significado tem como base o significado da existência humana e na compreensão do ser.

Apesar de possuir algumas semelhanças com a ciência, cujas perguntas podem ser respondidas pelo empirismo experimental, na filosofia isto não acontece. Esta pode ser dividida em vários ramos:
- a Filosofia do Ser, que inclui a metafísica, a ontologia e a cosmologia - entre outras disciplinas;
- a Filosofia do Conhecimento, que inclui a lógica e a epistemologia;
- a FIlosofia de Trabalho, que está relacionada às questões da ética.

Alguns dos filósofos mais importantes, que marcaram história e que têm suas teorias debatidas, aceitas ou condenadas até hoje são Aristóteles, Pitágoras, Platão, Sócrates, Descartes, Locke, Kant, Freud, Habermas, entre outros. Cada um deles baseou suas teorias em disciplinas vertentes da filosofia - como a lógica, a metafísica, a ética, a filosofia política e estética, entre outras. Segundo Platão, o conjunto de ideias de um filósofo é emergido por um conhecimento epísteme, que se opõe à doxa [que é baseada somente na aparência].

Para Aristóteles, o conhecimento pode ser dividido em três categorias baseadas na conduta do ser humano: o conhecimento teórico [matemática, metafísica e psicologia], o conhecimento prático [política e ética] e o conhecimento poético [poética e economia]. 

Atualmente, a palavra "filosofia" é usada, em alguns casos, para descrever um conjunto de atitudes ou de ideias. A partir daí, surgem os temas 'filosofia de vida', 'filosofia política', 'filosofia da educação', entre outros.

LEIA MAIS: Filosofia Medieval

filosofia | o que é filosofia | filosofia significado | o significado da filosofia | filosofia de vida
Imagem: Conceptodefinicion.de [reprodução].