Filosofia >

Filosofia moral

• 1400 dias astrás

Ética e moral são duas vertentes discutidas na Folosofia que é chamada Filosofia Moral. Ética está diretamente relacionado ao que é 'bom'. É um conjunto de valores que apontam o que caracteriza uma vida como sendo boa na concepção de um indivíduo ou de uma comunidade em seu todo. Já a moral, por sua vez, tem a ver com o que é justo. Distingue-se por um conjunto de regras que assimilam condições equitativas de convivência, de respeito e de liberdade.

LEIA MAIS: Filosofia significado

Ou seja, ambas estão justapostas: ética é o que faz a conduta de cada ser - cada qual vive de acordo com sua ética e todos, em uma comunidade, convivem sob certa ética. Moral é o que torna possível essas diversas éticas conviverem entre si, sem se violarem ou se sobreporem. 

Na área da ética ficam também as noções de felicidade, de caráter e de virtudes. São as decisões que dão propósito e sentido à vida, ao tipo de pessoa que se é e que se quer vir a ser e que determina qual a melhor maneira de enfrentar determinadas situações - como o medo, a escassez, a solidão, o arrependimento e etc. Tudo que envolve estes subtemas relacionados está ligado à ética. E mais: não existem pessoas sem ética; o que é existe é a pesso antiética, cuja ética pela qual vive se opõe à ética da sociedade.
 
Já na área da moral estão as noções de justiça, de ação, de intenção, de responsabilidade, de limites, de dever e de punição. A moral relaciona-se com questões do exercício de até onde vai o direito de um indivíduo que não ultrapasse, nem viole os direitos de um outro. A moral pode ser considerada uma atitude isolada, que caracteriza se a mesma foi efetivada de acordo com a ética.
 
Em suma: não há convivência sem a moral e a ética. Há quem diga que pessoas que agem moralmente - como, por exemplo, quem evita mentir, roubar, matar, etc - está agindo sem mérito, porém fazendo sua parte, seu mínimo. Já quem age sem moral, deixa de fazer este mínimo e é culpado - e, por isso, pode ser punido - estas, vertentes do âmbito do Direito. Em contrapartida, quem age com ética - sendo generoso, corajoso e perseverante, por exemplo - está dando o seu máximo e tem mérito. Mas quem age de forma antiética, não tem mérito - mas não necessariamente será punido. Será mal visto mediante sua sociedade, uma vez que sua ética se opõe à da maioria.

LEIA MAIS: Filosofia de vida

filosofia moral | filosofia | a filosofia | aspectos da filosofia | o que é filosofia moral | estudos da filosofia
Imagem: Eticafoloso.blogspot.com [reprodução].