Filosofia >

Filosofia e religião

• 1560 dias astrás

Há quem diga que religião e filosofia podem andar juntas, no entanto, existem muitas diferentes entre os dois universos. Uma das diferenças principais está em acreditar no que não se pode ver, nem provar - como se faz na religião - e comprovar e explicar as coisas por meio de estudos e de fatos - como se faz na filosofia.

LEIA MAIS: A lenda de Hércules

Apesar das diferenças, tanto a filosofia quanto a religião buscam a resolução do mesmo problema básico: a questão do Ser, do existir, do homem e seu dilema moral. A diferença acima citada é mais ocorrente nos métodos aplicados. No fim das contas, apesar disto, as respostas que buscam são as mesmas.
 
Baseada inteiramente na razão, a filosofia surgiu quando as academias gregas se afastaram das crenças nos deuses mitológicos (época da Grecia Antiga, por exemplo), considerando somente argumentos racionais e dando vasão à busca pela solução dos problemas através do pensamento lógico. A religião se posiciona de forma inversa à filosofia, pois se baseia na fé, em acreditar em algo no qual não se pode comprovar, em rotinas de dogmas.
 
A origem da filosofia se deu na tentativa de superar uma fé cega em que os gregos viviam (vulgo 'dogmas'), com a tentativa de explicar os fenômenos através de causas racionais e não através dos mitos. Posteriormente, o cristianismo lutou para impor seu domínio ideológico e, mais tarde, o renascentismo batalhou contra a inquisição da Igreja. O Iluminismo é a maior expressão do movimento filosófico, marcado pela tentativa de superação das crenças pela razão.
 
Há filósofos que acreditam que o melhor meio de alcançar as divindades é através da razão. Ou seja, para eles só é possível conhecer o Autor do universo pela busca do conhecimento das coisas. Assim a religião convidaria os homens ao conhecimento e essa busca seria através da filosofia. Pensadores como Tomás de Aquino e Agostinho, por exemplo, acreditam que a filosofia complementa a religião. 
 
LEIA MAIS: Significado de filosofia

Filosofia e religião
Imagem: filosofia.uol.com.br [reprodução].