História >

Filosofia e liberdade

• 1266 dias astrás

Em um sentido geral e de acordo com o dicionário de Filosofia, a liberdade é um termo que imprimo condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio, possuir autodeterminação, independência e autonomia.

LEIA MAIS: Filosofia Política

Este conceito histórico perpassa estudos de épocas e de pensadores diversos. Registra, também, a interpretação de doutrinas sociais bem variadas. É possível fazer uma distinção inicial entre a concepção 'negativa' e 'positiva' de liberdade, que se adquiriu ao longo dos anos. No sentido negativo, a liberdade significa ausência de restrições ou de interferências. No sentido positivo, liberdade passou a significar posse de direitos, em um âmbito amplo de direitos civis, políticos e sociais. 

De acordo com a Filosofia, o crescimento de liberdade é concebido por meio de uma conquista da cidadania. Já no sentido político, a liberdade - que pode ser civil ou individiual - é um exercício de sua cidadania dentro dos limites da lei, respeitando os direitos do próxmo. "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro" (Spencer).

LEIA MAIS: Filosofia Moderna

Filosofia e liberdade
Imagem: Uol [reprodução].