Filosofia >

Filosofia de Vida

• 1653 dias astrás

A expressão "Filosofia de Vida" pode ser definida por um conjunto de ideias ou de atitudes que fazem parte da vida de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Pode ser definida, também, por uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa. Por vezes, são normas marcadas por uma religão - como, por exemplo, filosofia de vida cristã, budista, etc. 

LEIA MAIS: A Filosofia de Rousseau
 
A filosofia de vida pode ser influeciada ou alterada de acordo com fatores sociais, econômicos ou políticos ou mesmo variar de acordo com o contexto da vida de cada um. Esta é uma expressão que também está relacionada ao sentido crítico, definindo a forma como cada indivíduo constrói seu sistema de valores, que fazem parte da sua vida e indicam como ela será vivida.
 
Quando dois indivíduos discordam sobre vários temas, suas filosofias de vida entram em choque - e, normalmente, este choque é causado pelas diferenças culturais, um dos principais conflitos causados por ela.
 
A expressão filosofia de vida também pode ser substituída, por vezes, por "estilo de vida". No fim das contas, ambas podem ser consideradas sinônimos. O conceito de filosofia relaciona-se à busca incessante pela sabedoria. Deste modo, ela também inclui a busca pelo autoconhecimento e por normas/teorias que possam atribuir certa estabilidade para uma determinada pessoa.
 
LEIA MAIS: Filosofia Significado

filosofia | filosofia de vida | filosofia significado | reflexões sobre a filosofia
Imagem: UOL Filosofia [reprodução].