Filosofia >

Filosofia de Aristóteles

• 1621 dias astrás

Conhecido como um dos principais filófosos do período da Grécia Antiga, Aristóteles nasceu em 384 a.C., na antiga Estágira. Suas ideias sobre humanidade são fortemente influenciadoras na educação e no pensamento contemporâneo, especialmente, na região Ocidental.

LEIA MAIS: Mito

Não somente pensamentos como suas obras também foram bastante influenciadoras ao longo da história - um exemplo disto, é a teologia medieval da Cristandade, que sofreu fortes influências do teórico. 
 
RESUMO BIOGRÁFICO E TEORIAS
Passando a viver em Atenas com 18 anos, Aristóteles conheceu Platão que tornou seu discípulo posteriormente. Foi preceptor do imperador Alexandre, o Grande, na Macedônia, e fundou a escola Liceu, em Atenas, uma instituição voltada ao estudo das então intituladas 'ciências naturais', que nada mais eram, que basear-se em experiências para comprovar fenômenos da natureza. Assim se resumiam os estudos filosóficos da época, direcionados por ele.
 
Aristóteles valorizava piamente a inteligência do homem e considerava-a a única forma de alcançar a verdade. Seus pensamentos foram propagados ao redor do mundo e da história por seus discípulos, e influenciou diversas vertentes de estudo, entre elas: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. O filósofo foi responsável pela publicação de muitas obras de teor didático para o público geral.

Valorizava a educação e considerava esta uma das formas de crescimento humano intelectual. Uma de suas obras mais importantes chama-se Organon, que reúne uma boa parte de seus pensamentos principais.

LEIA MAIS: Lettere e Filosofia

 
Filosofia de Aristóteles
Imagem: mundoeducacao.com [reprodução].