Filosofia >

Feliz Dia dos Homens

• 2133 dias astrás

Antes de tudo: Feliz Dia dos Homens!!! Não recebi nenhuma homenagem, e na verdade nem esperava receber, talvez, inconscientemente não estava querendo receber, justamente para comprovar pra mim mesmo minha tese a respeito da relação entre comemorações e os mais privilegiados.

Vamos analisar a situação, os fatores que foram estabelecidos para serem lembrados e reverenciados neste dia estão abaixo:

- Para promover modelos positivos de papéis masculinos, não apenas estrelas de cinema e esportes, mas os homens todos os dias, homens da classe trabalhadora que estão vivos, e levam vidas honestas e decentes.
- Para comemorar as contribuições positivas dos homens para a sociedade, comunidade, família, casamento, cuidado com as crianças e com o meio ambiente.
- Para se concentrar sobre a saúde e o bem-estar social, emocional, físico e espiritual dos homens.
- Para destacar a discriminação contra os homens, nas áreas de serviços sociais, atitudes e expectativas sociais e de direito.
- Para melhorar as relações de gênero e promover a igualdade de gênero.
- Para criar um mundo mais seguro, melhor, onde as pessoas possam viver livres do mal e crescer para alcançar seu pleno potencial

Percebemos que não existe um apelo real de necessidade de afirmação do genero, o que acontece normalmente é que datas deste tipo são geralmente usadas para inserir certas classes ou credos na sociedade de forma igualitária, por exemplo, o Dia Internacional da Mulher é importante porque a mulher até um século atrás estava desmarginalizada da sociedade, posso dizer o mesmo dos negros, por exemplo.

O homem do sexo masculino ainda está no controle, e uma data para o mesmo não transmite significado real para a grande maioria, pois não precisamos desta data tanto quanto outros. Talvez o dia dos homens tenha um caráter mais solidário, de maior respeito ao invés de afirmação da classe.

Thomas Oaster disse o seguinte:

"Não existe tal coisa como um movimento de homens unificados, os fenômenos envolvidos compreendem uma variedade de sub-movimentos, mesmo depois de analogias com outras questões a respeito das quais há muito à esquerda, à direita, e as orientações de "cima do muro" , há ainda um outro ponto mais fundamental do que pode ser feito sobre o valor do respeito por todos os homens como seres humanos. Um dia de respeito deve ir além das atividades sociais atuais referidas como os movimentos dos homens. Isto é verdade porque o próprio movimento dos homens ultrapassa os movimentos dos homens. O movimento dos homens, mais fundamentalmente, é um giro da psique humana e da articulação deste giro pela voz masculina."

Quer ler mais sobre filosofiaciênciaeconomia e história? Acesse o maior portal de filosofia do paísA Filosofia!

Por: Caio Mariani | www.afilosofia.com.br | caio@afilosofia.com.br | Imagem: 2.bp.blogspot.com

filosofia | feliz dia dos homens | dia internacional dos homens | dia internacional do homem | dia internacional do homem filosofia | datas comemorativas filosofia | preconceito e feriados | dia internacional da mulher