História >

Fatos Sobre a História do Fast-Food que Você Não Sabia

• 1650 dias astrás

O fast-food divide opiniões pelo mundo todo, pois há pessoas que amam esta comida, mas outras odeiam. O fast-food teve participação na formação da história e a seguir estão fatos desconhecidos acerca desta trajetória até a atualidade.
 
Os primeiros restaurantes fast-food eram bancas de noodles, com atendimento 24 horas por dia; o primeiro registro destas bancas está no texto da Dinastia Han, de 25-205 d.C., e seriam como antigos carrinhos de alimentos islâmicos, porém com venda de noodles.
 
O fast-food carregava fama de ser comida mal preparada e estragada pela Europa Medieval; os cookshops apresentavam refeições prontas, sendo exemplos as tortas com vísceras de animais. A fama era de anti-higiênico, e presente comida estragada.
 
Já os Automats, restaurantes com máquinas de venda automática, tiveram invenção em Berlim, 1896, pelo Max Sielaff; bastava acrescentar moedas e pegar a comida. A versão nova-iorquina foi aberta por Joseph Horn e James Hardart, denominada Horn & Hardart, no ano 1902, carregando então o fast-food para América.
 
E o popular McDonald’s produz hambúrgueres como a Ford produz carros. Ransom E. Olds é responsável pela criação do método de linha de montagem para que a produção de carros fosse mais ágil.
 
E no ano 1948, Richard e Maurice McDonald realizaram reforma do antigo drive-in em San Bernardino, Califórnia, sendo precursores do método na cozinha com máxima eficiência; obtiveram êxito servindo um hambúrguer, shake e fritas em somente 15 segundos, no ano 1963.
 
O McDonald’s é presente em 119 dos 196 países do mundo inteiro, representando 61% dos países pelo globo. Já o Burguer King foi responsável pela inovação no meio fast-food, com fundação em 1953 por Matthew Burns e Keith J. Kramer, em Miami, atrás de nova proposta para esse tipo de alimentação.
 
Em substituição ao hambúrguer da linha de montagem, estes optaram por servir o cliente exigente. O restaurante refinado Hospitality Group de Union Square, com proprietário Danny Meyer, venceu licitação para abertura de quiosque em Madison Square Park, Nova York. Assim nascia Shake Shack no ano 2004, com fast-food no cenário da Costa Leste dos Estados Unidos.
 
E a delícia da borda recheada da Pizza Hut pode ter sido roubada de um homem do Brooklyn. Foi apresentada em 1995 a pizza de borda recheada pela Pizza Hut, e a mesma levou processo de 1 bilhão de dólares pelo Anthony Mongiella; este tinha patenteado a idéia no ano 1987.

Filosofia | Fatos Sobre a História do Fast-Food que Você Não Sabia

Leia também 5 Razões para Consumir Mais Pizza, Prato Mais Pedido do Mundo, e 6 Grandes Questões que a Ciência Ainda Deve Responder.