Ciência >

Empirismo

• 1559 dias astrás

Empirismo é uma teoria criada dentro da filosofia para afirmar a essência sensorial como parte do conhecimento. Dentro da epistemologia existem vários pontos de vista - o estudo do conhecimento humano juntamente com o racionalismo, o idealismo e o historicismo - e o empirismo faz parte desta gama de estudos, no entanto, atuando em um papel da experiência e da evidência, que inclui a experiência sensorial na formação de ideias inatas ou de tradições.

LEIA MAIS: Filosofia de vida

Os empiristas utilizam como argumento as tradições/costumes que surgem baseados nas relações de experiências sensoriais anteriores. Na filosofia, é a ciência que enfatiza evidências - principalmente pelo fato de se basear em experiências. 

É considerada uma parte fundamental do método científico porque considera que todas as hipóteses e teorias devem ser testadas em oposição às observações do mundo atual. Apesar de sensorial, o empirismo atua além do raciocínio à priori, da intuição ou da revelação.

John Locke, considerado o 'pai' desta filosofia, explicitou em seu livro Ensaio sobre o Entendimento Humano, que a mente do homem pode se assemelhar a uma tabula rasa, onde ideias vão sendo gravadas por meio da experiência - e, então, o homem passa a formar sua opinião.

Essa análise empirista da epistemologia dá origem a outras duas ideias: a ideia simples, sobre a qual não se pode estabelecer distinções - como cores, texturas, etc - e a ideia complexa, que seriam associações das ideias simples. Isto daria origem ao conceito abstrato de susbtância material.

Eis os filósofos associados ao empirismo:
- Aristóteles;
- Alhazen;
- Avicena;
- Ibn Tufail;
- Robert Grosseteste;
- Guilherme de Ockham;
- Francis Bacon;
- Thomas Hobbes;
- Robert Boyle
- John Locke
- George Berkeley
- Hermann von Helmholtz
- David Hume
- Leopold von Ranke
- John Stuart Mill
- Nicolau Maquiavel.

LEIA MAIS: Filosofia Moral

filosofia | ciência | empirismo | sobre filosofia | sobre empirismo | teoria do empirismo | o que é empirismo
Imagem: Movimentoempirismo.com [reprodução].