História >

Dia D Completa 70 Anos, Invasão Importante da Segunda Guerra Mundial

• 1746 dias astrás

Há 70 anos, em 6 de junho de 1944, tropas norte-americanas desembarcaram na costa da Normandia, definindo começo das operações militares que acabaram com o domínio nazista na área. Este evento é determinado como Dia D, e trata-se de um dos passos fundamentais para vitória das Forças Aliadas contra o Eixo, na Segunda Guerra Mundial.
 
O assalto se resumiu em 2 fases, uma aterragem de assalto aéreo, e um desembarque anfíbio da infantaria aliada e divisões blindadas em costa da França, além das operações de engodo.
 
O Google Cultural Institute, tipo de museu virtual curado por Mountain View, apresenta nova coleção de exibição para visitantes; exposição virtual inteiramente dedicada para eventos do Dia D.
 
Pelo Google é possível também acessar o Memorial do Dia D, disponível pelo Google Maps. E pelo Street View, o acesso à volta pela praça que determina a posição dos norte-americanos e outros aliados em relação ao desembarque na chegada ao litoral da França.
 
E existem muitos elementos que integram a invasão da Normandia. São principais situações que levaram as tropas dos Estados Unidos, até o momento em que os mesmos puderam começar operações de domínio em localização européia.
 
A Operação Overlord é a caracterização de toda invasão da Normandia; e a Operação Bodyguard é relacionada à operação falsa que tinha como objetivo a enganação aos inimigos sobre a operação Overlord. A Operação Neptune determina a parte aquática da missão, levando os soldados até a costa da Normandia.
 
Utah e Omaha são determinações das praias americanas em costa da Normandia. Gold e Sword são nomes para praias britânicas na costa da França. E o apelido para bonecos que foram lançados de paraquedas, com objetivo de despistar inimigos sobre as regiões de chegada, é rupert.
 
E também ocorreu grande movimentação dos batalhões de paraquedistas do Exército norte-americano. Um dos soldados que surgiu ao litoral da França pelo ar no dia especial, conseguir viver novamente a experiência de 70 anos atrás.
 
Trata-se de Jim “Pee Wee” Martin, de 93 anos de idade, soldado que participou da Segunda Guerra Mundial, e voou novamente. Ele fez o salto de paraquedas em mesma região da Segunda Guerra, praia de Utah.
 
O canal de televisão CBS questionou se a emoção tinha sido semelhante, e o Jim respondeu que era de muita emoção, porém a sensação não chegava perto da mesma, afirmando “Não tinha ninguém atirando em mim, hoje”.

Filosofia | Dia D Completa 70 Anos, Invasão Importante da Segunda Guerra Mundial

Leia também 10 Jogadores de Video Game Mais Bem Pagos, Saiba o que Causa Olheiras.