Filosofia >

Conheça Mais das Escolas da Filosofia Grega

• 1759 dias astrás

Os filósofos gregos antigos formaram diversas tradições filosóficas do mundo ocidental. E filósofos fundaram várias das escolas de filosofia, e as escolas antigas receberam influência de trabalhos dos filósofos precedentes. A maior parte foi fundada em Atenas, na Grécia, porém o Neoplatonismo surgiu no Egito.
 
O estoicismo foi fundado pelo Zenão de Cítio em Atenas, no ano 310 a.C. e posteriormente foi desenvolvido por estóicos helenísticos Crisipo de Solis e Cleantes de Assos, de maneira a ser corpo sistemático da doutrina, apontando sistema de lógica, cosmologia, epistemologia, segundo a Universidade de Evansville.
 
Era acreditado que tudo o que ocorria possuía um propósito, pois os eventos pelo mundo são firmados pelos eventos anteriores, em universo perfeito e racional.
 
Já o epicurismo era sistema filosófico fundado por Epicuro de Samos, filósofo grego, no ano 300 a.C., Atenas. O sistema destacava rejeição de medos supersticiosos em relação aos deuses e da vida depois da morte, segundo Religion Facts, e em substituição, o foco estava na criação da existência feliz no momento.
 
O universo era entendido pelas lentes de segmento material, com natureza criada de matéria e espaço, podendo esta ser quebrada em átomos. Os átomos são eternos e não podem ser criados ou acabados, mas não existiria propósito na natureza ou criação.
 
A fundação do ceticismo foi pelo Pirro de Élis, em metade dos anos 300 a.C.; e crenças essenciais do ceticismo eram em acreditar que conhecimento humano é verdadeiro somente em determinado período do tempo, e que nada é certeza neste conhecimento.
 
Entender que conhecimento é de forma fundamental opinião, decorre da afirmação de Sócrates, de que a única coisa que o mesmo sabia, era que não sabia de nada. E elementos assim estão nas tradições orientais como budismo, e em obras de escritores ocidentais, sendo exemplo René Descartes.
 
O neoplatonismo foi escola grega de pensamento que finalizou terceiro século a.C.; a fundação foi pelo Plotino no Egito, com mistura de elementos dos sistemas, aristotélico e estoico, e doutrina de Platão. Era enfatizada abordagem filosófico-científica da religião.
 
Foi declarado que a realidade suprema do universo é organizada por Um Ser infinito, perfeito e sem possibilidade para imaginar, segundo site The Mystica.org.
 
O Ser conseguiria adquirir conhecimento ou inteligência pura, para produzir alma do mundo, que se resume no intermediário entre mundo material e intelecto. E a alma do mundo pode transformar-se em perfeita, ou corrompida.

Filosofia | Conheça Mais das Escolas da Filosofia Grega

Leia também Equipe de Futebol Preferiu Morrer a Perder, e Venda de Bicicletas Passou a de Automóveis na Europa.