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Berkeley (3)

• 2192 dias astrás

Continuação do artigo: Berkeley (2)

,Berkeley acredita que "Ser é ser percebido" e "Ser é perceber". Ele diz que tal coisa não pode existir, se esta coisa não percebe, nem está sendo percebida. Ele pede aos seus leitores a pensar em um objeto sensível que existe independentemente de qualquer observador. Pode parecer uma tarefa fácil, mas não é assim. Suponha que você conceba algo muito longe - suponho, uma casa em uma floresta isolada - que ninguém percebe. Mas se eu estou pensando sobre isso, ele está presente na minha mente, e uma vez que está presente na minha mente, a suposta casa, no entanto, é mental.

Isto levanta um pequeno problema: a existência do que vejo depende do meu vê-lo. Então, uma coisa "desaparece" quando eu fecho meus olhos? Isso significa que toda vez que eu piscar, a coisa sai de existência e é novamente criada? Como o leitor vai se sentir, é uma noção muito absurda, embora, estritamente falando, praticamente não faz diferença.

No entanto, Berkeley tem um jeito de sair dela. Ele diz que a existência do que percebo não depende apenas da minha percepção, esta vai existir enquanto ninguém percebe. Quando eu fecho meus olhos, o objeto na frente de mim vai continuar a existir, se alguém está percebendo-o. E esse "alguém" passa a ser Deus. Mesmo quando nenhum de nós percebe qualquer objeto, Deus faz. Todas as coisas estão permanentemente presentes na mente de Deus, e estas existem independentemente de nossa percepção. Assim, Berkeley alegou que a existência de Deus é muito mais claramente percebida que a existência do próprio homem. Por esta lógica, Berkeley pensou que o materialismo tivesse sido derrotado e a crença em Deus restaurada.

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Por: Caio Mariani | www.afilosofia.com.br | caio@afilosofia.com.br | Imagem: skepticism-images.s3-website-us-east-1.amazonaws.com

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