Economia >

Bakunin e o Socialismo

• 2233 dias astrás

"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana." - Mikhail Bakunin

Neste texto Bakunin reflete sobre as famosa luta de classes, alguns exemplos que podemos tomar são o da Revolução Francesa e o da Revolução Soviética, ambos foram marcadas pela luta de ideais de igualdade e pela tomada de poder pela classe submissa, a primeira foi marcada pelo movimento iluminista de Liberté, égalité, fraternité (liberdade, igualdade e fraternidade), porém o que ocorreu foi a tomada da França por Napoleão, é fato que não podemos negar os avanços sociais que a revolução trouxe para a humanidade, porém, estamos longe de ter alcançado os avanços buscados.

Na Revolução Soviética os ideais eram os marxistas, que se utilizava da mesma filosofia dialética de sua antecessor Hegel, porém eliminou o conceito de "espírito" - afinal Karl Marx era um materialista - e no cerne principal de seu mais importante escrito "O Manifesto Comunista" (que teve a contribuição de Friedrich Engels) ele ressalta a importância de não querer apenas analisar a história - pois era isto que era realizado pelos antigos filósofos - e sim de tentar escrever uma nova, uma história sem estado e sem classes, onde todos fossem iguais.

Porém, conforme visto no vídeo de Noam Chomsky refletindo e opinando sobre o que de fato realmente aconteceu, temos que Lenin entrou no poder e não aplicou os conceitos políticos e econômicos aos quais ele tanto defendia. Afinal: Os lideres revolucionários apenas tem a pretensão de governar, essa é a verdadeira natureza humana?

Quer ler mais sobre filosofiaciênciaeconomia e história? Acesse o maior portal de filosofia do país, A Filosofia!

Por: Caio Mariani | www.afilosofia.com.br | caio@afilosofia.com.br | Imagem:  Wikipédia