Economia >

A principal teoria de Karl Marx

• 1292 dias astrás

Karl Heinrich Marx, mais conhecido como Karl Marx, foi um cientista político, filósofo, socialista e revolucionário extremamente influente, desde sua época, até os dias atuais. Conhecido por seus estudos sobre as causas sociais, Marx teve grande importância na política européia.

LEIA MAIS: Qual o conceito de lenda na Filosofia?

O Manifesto Comunista foi uma de suas principais obras, através da qual é conhecido no mundo até hoje, a qual escreveu juntamente com Friedrich Engels - obra esta que deu origem, por sua vez, ao "marxismo". Foi um ativista do movimento operário europeu e a influência de suas ideias atingiram todo o mundo - influenciou, inclusive, na vitória dos Bolcheviques na Rússia.

Apesar do declínio das crenças em suas teorias, decorrentes do colapso do regime Soviético, há quem ainda pregue e acredite em seus conceitos até hoje - teorias estas utilizadas em movimentos trabalhistas, em práticas economico-políticas e por partidos e pessoas simpatizantes dos regimes socialista e comunista.

O marximos se baseia em desacreditar na eficiência do capistalismo, classificando este modo de vida como "exploração do homem pelo homem". Esta teoria forma uma base de ação de movimentos contra o regime capitalista, onde não há espaço para o materialismo, nem a valorização do dinheiro. Acreditam na transformação das comunidades como uma forma de trabalhar pelo que realmente é necessário e não pelo dinheiro.
 

LEIA MAIS: A lenda do Minotauro

A principal teoria de Karl Marx
Imagem: portaleducacaopi.com.br [reprodução].