História >

A lenda do Minotauro

• 1295 dias astrás

Também chamado por Touro de Minos, o Minotauro é uma figura clássica mitológica, criada na era da Grécia Antiga, que possui cabeça e cauda de touro e um corpo de homem. É um personagem caracterizado por povoar o imaginário dos gregos, representando medo e terror.

LEIA MAIS: O que é mito?

De acordo com o mito, o Minotauro era uma criatura que habitava um labirinto na Ilha de Creta, governada pelo rei Minos. A criatura teria nascido em função de um desrespeito de seu pai a Poseidon, o deus dos mares e o rei de Minos, antes de subir ao trono de Creta, havia pedido ao deus para que ele se tornasse o rei. Depois que seu pedido foi aceito por Poseidon, o deus dos mares pediu ao então rei de Minos que sacrificasse um touro branco que sairia do mar.

O rei de Minos, por sua vez, recusou-se a sacrificar o touro branco por ter ficado impressionado com sua beleza. Resolveu, então, sacrificar outro touro no lugar, esperando que Poseidon não percebesse a fraude. Poseidon, indignado com a atitude do rei, resolveu castigá-lo. Fez com a esposa do rei, Pasífae, se apaixonasse pelo touro e ficasse grávida dele, segundo conta a lenda.

Desta união nasceu Minotauro. Desesperado e morrendo de medo, Minos solicitou a Dédalos que construísse um labiritno gigante para aprisionar a criatura. Este foi construído, então, no subsolo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta. Após uma guerra que ocorreu em Atenas e após a morte de Androceu (filho de Minos), o rei de Creta ordenou que fossem enviados, todos os ano, sete rapazes e sete moças de Atenas para serem devorados pelo Minotauro, preso no labiritno.

E a partir disto, o animal aterrorizava a todos que conheciam a lenda, pois temiam serem eles os escolhidos para o sacrifício.

LEIA MAIS: Qual o conceito de lenda na Filosofia?

A lenda do Minotauro
Imagem: danielmcarlos.files.wordpress.com [reprodução].